top of page

Transformação

MÚSICA E TECNOLOGIA, DEU SAMBA!

Lucas Antonio

Transformação

Sobre o Autor

música e tecno

  Nos tempos de hoje, para ouvir qualquer música a qualquer momento, basta acessá-la no Youtube. Aplicativos como Shazam e Spotify simplificam a maneira de interagir e compartilhar estes conteúdos com seus amigos. Esse avanço não só ajudou os usuários, como também mudou a vida de quem está tentando conquistar seu espaço na cena: “Não sei nem como faria para divulgar meu som se não fosse pelo Youtube ou Face”, diz Alan Moreira, 20, Dj e produtor musical.

  Alan, que estuda música desde os 15, já nasceu em contato com a internet, mas reconhece a facilidade que a internet trás ao artista. “Não só na divulgação, mas também ajuda muito desde o momento da produção.. Tanto pra encontrar um beat legal ou pra aprender alguma técnica nova, tem aparelhagem hoje que até já vem com acesso a algum aplicativo.” completa.

  A música eletrônica, principal repertório de Alan, é um grande exemplo de como o meio digital auxilia na produção musical. Criado nos anos 50, esse ritmo já foi bem diferente do “puts puts” conhecido hoje. Desde seu início, algo crucial para sua elaboração era a gravação, afinal, só assim os artistas conseguiam editar da melhor forma o som e criar artifícios usando barulhos de objetos e animais.

 Hoje em dia, equipamentos de remixagem, beatpads e a famosa “mesa”, dão a oportunidade de qualquer um poder estudar e criar sua própria música. Mais do que isso, podem elevar a experiência de um show, como é o exemplo do DJ alemão Stephan Bodzin, de 47 anos. Bodzin costuma atrair multidões por onde se apresenta, por ser um dos únicos a se apresentar live, isto é, criar as músicas ao vivo, sem apenas remixar suas obras já existentes. Tudo isso é gravado por ele mesmo e postado depois em plataformas como SoundCloud.

  Mais uma vez, a interface digital ajuda não só aqueles que estão começando, mas os já prestigiados também. Expor seu trabalho na internet não é só função do LinkedIn, e pode ajudar tanto Alan a ser notado por uma grande produtora ou cair nas graças do público, como também Bodzin a espalhar sua semente e ter um monitoramento sobre a reação dos fãs.

NÃO SEI NEM COMO FARIA PARA DIVULGAR MEU SOM SE NÃO FOSSE PELO YOUTUBE

 O produtor musical Léo Rodrigues, 31, afirma que as redes sociais são fundamentais não só para a divulgação do trabalho, mas para a manutenção da imagem de um artista: “O Lucas Lucco é um bom exemplo de artista conectado. Além de ter sido descoberto e projetado pela internet, até hoje explora muito a rede, mais do que a TV inclusive.”

    É difícil se adiantar nessa era, e provavelmente errado dizer que não teremos avanços maiores que esses conquistados com o meio digital, mas, é no mínimo seguro dizer que o que já foi alcançado, mudou pra sempre a maneira de escutar, criar e consumir música.

Mayara Zago

Victoria Silva

bottom of page