top of page
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Snapchat - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Telegram-icon

O SER DIGITAL

Vínculo

    Uma tortuosa linha tênue entre vida real e virtual está cada vez mais evidente com o avanço dos meios digitais. A dependência tecnológica e as pendências pessoais acabam se convergindo no dia a dia. Situações cotidianas de fragilização humana são aliviadas pelo uso da internet.

    “Tanta gente ON com o coração OFF, muito touch na tela e pouco toque na pele. Muitas visualizações no Facebook, poucos olhares face a face". Existe na sociedade uma dependência psicológica e comportamental de fuga da realidade social e emocional, substituindo-as, pela satisfação do ego através do mundo virtual.
 


 

Lucas Capeloci

COMBINAÇÕES FRAGMENTADAS

Relacionamentos

    Marcar um encontro pelo valor do patrimônio, porte físico ou fetiches em comum? De qualquer forma, já é possível fazer algumas escolhas antes mesmo de conhecer a pessoa. E se a combinação não acontecer em um aplicativo, talvez dê para tentar em outro. Afinal, segundo uma pesquisa feita pelo Global Web Index sobre o perfil dos usuários do Tinder, um dos aplicativos mais populares de relacionamentos, 70% deles usam outras plataformas virtuais do tipo para conhecerem parceiros.

    “Tem aplicativo que as pessoas querem mais sexo, [outros] onde as pessoas buscam conhecer mais afetivamente. Mas depende muito de cada um”, conta Lucas Ferreira, auxiliar administrativo que diz já ter usado vários deles como Happn, Badoo, Grindr, Hornet, Scruff, Boyahoy e o próprio Tinder.


 

METAMORFOSES À MESA

Transformação

    Com 36 anos de idade, Fernanda Lima sente na pele a metamorfose pela qual a maioria dos brasileiros vem passando ao sentar à mesa. Acostumada com famílias reunidas nos cafés da manhã e no jantar durante a semana e coma sacralidade do almoço de domingo, ela descreve como horríveis as experiências interpessoais dentro de sua casa hoje.“Antes a gente conversava, dava risada, era um momento de união mesmo. Até porque não tinha essa tecnologia, né? Era verdadeiro, agora simplesmente não existe diálogo”, desabafa.

    Mais importante do que saborear a comida, o foco estava na comunhão. No Japão, por exemplo, a cerimônia do chá é um ritual milenar que envolve o ato como ator principal, deixando o sabor do alimento em segundo plano, até porque muitas vezes ele é extremamente amargo e impopular.

PAIXÃO POR FAMOSOS EM TEMPOS VIRTUAIS

Excesso

     Em tempos de internet, é cada vez mais fácil ser fã de alguém. Mais fácil ainda é fazer loucuras com a ajuda de toda a tecnologia disponível e ainda ganhar visibilidade nas mídias ao mesmo tempo.

    Esse é o caso de quatro jovens que acamparam na fila do show do cantor Justin Bieber em São Paulo e como elas se mantiveram é o mais impressionante: elas foram mantidas pelo amor ao astro, contato via celular com as famílias e recebendo informações do ídolo 24 horas por dia por meio dos fã clubes (ou fandoms) que as trataram com prioridade para acessar informações há cada novidade que o cantor pop disponibiliza em suas redes sociais e notícias recentes. “Os fã clubes dele no Twitter nos ajudam, eles descobrem as coisas, descobrem informações de tudo e contam para a gente”, contou Nathalia, a mais nova das meninas que tem apenas 15 anos.

Mayara Zago

Diane Nascimento

Vinicius Bolaina

bem vindo

Nosso site tem como finalidade a integração das plataformas. Navegue entre as redes sociais e descubra fotos, vídeos e entrevistas exclusivas! A interação do usuário com a tecnologia é o nosso tema. Objetivo. Identidade.

Victor Melo

Anderson Teixeira

Larissa Zapata

bottom of page